INTRODUÇÃO

 

 

Quando matriculamos nossas meninas no Clic!, meu encantamento foi imediato: com a casa, com a meninada brincando, com o ambiente, com as educadoras. No contato diário, o encantamento cresceu e eu quis conhecer o Clic! intimamente, desvendar seus segredos, entender como se tornou o que é. Entrevistei Dri, Letícia, Luciana e a maioria das educadoras e educadores, passei um dia inteiro acompanhando a rotina da casa, observei detalhes. Com Claudia, a fundadora, troquei emeios. Meu encantamento aumentou ainda mais. Descobri no Clic! uma magnífica história profissional, uma admirável história de empreendedorismo e um punhado de belas histórias pessoais que se entrelaçam para criar, diariamente, uma cativante experiência educacional.

É o que procuro mostrar neste trabalho, escrito em 2009, que agora é publicado em livro, com fotografias do arte-educador Pablo Quaglia. Feito com paixão, ele segue, contudo, o método do jornalismo: exceto em trechos da segunda parte, a voz é sempre dos entrevistados, mesmo quando isto não está indicado por aspas.

Organizei-o em quatro partes, subdivididas em capítulos com títulos e um Epílogo. Na primeira parte, reconstituí a história do Clic!, que evoluiu de um espaço complementar à escola tradicional para outro que atual de forma autônoma, com significativa participação coletiva de um grupo de educadores qualificados.

Na segunda parte, descrevi o espaço no qual o Clic! funciona, uma velha casa situada num grande terreno na zona sul de Belo Horizonte, cercada por grandes prédios de apartamentos. Esse espaço, remanescente de outros tempos e permanentemente ameaçado pela indústria da construção civil, é parte fundamental da proposta educacional que se implanta ali; sem ele, a rotina das crianças não seria a mesma. Essa rotina constitui o assunto da terceira parte do livro, a maior delas. Nesta procurei mostrar as atividades do Clic! e seu significado. Trata-se do cerne do livro: os conhecimentos teóricos da educação infantil e os conhecimentos práticos obtidos ao longo dos anos, que fazem o Clic! ser o que é. Na quarta parte, falo das ações do Clic! que ultrapassam seus muros e seu público: apresentações de música, teatro, circo e folclore, comemorações de festas tradicionais, reuniões com os pais. No epílogo, discute-se o que seria a "pedagogia" do Clic!. Incluí num posfácio fatos importantes ocorridos entre a redação deste trabalho e sua publicação. Em adendos, vão a produção musical do Clic!, as listas do seu pessoal e dos entrevistados. 

O Clic! é um organismo vivo, em permanente mudança. Este livro é uma espécie de retrato tirado em 2009. Espero que ele encante também o leitor. Que inspire iniciativas semelhantes é o meu desejo.

O Autor.

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