ADENDOS

 


O CLIC! EM MÚSICA

Saguaco, Leleu e Eu 

O primeiro disco do Clic! foi gravado em 2001. Saguaco, Leleu e Eu é fruto da parceria do Clic! com artistas que vieram a formar o Grupo Curupaco: Paulo Santos e Décio Ramos, integrantes do Uakti, e Ana Lúcia Braga, então arte-educadora de música do Clic! O CD contém canções infantis tradicionais, parlendas e brincadeiras cantadas, executadas com arranjos contemporâneos.

Estica... Dobra... Cantigas & Brincadeiras 

Em 2003 o Clic! era ainda um “espaço de convivência, recreação e artes para crianças de 0 a 10 anos”, conforme se lê no encarte do CD Estica... Dobra... Cantigas & Brincadeiras, o segundo da parceria com o Grupo Curupaco. O disco, que tem produção e direção artística de Paulo Santos, direção musical de Décio Ramos e produção musical de Ana Lúcia Braga, inclui canções e parlendas que revelam o espírito da parceria: “ampliar os ritmos, os sons, a ludicidade e a tradição cultural das crianças.” O CD, disponível no catálogo do selo independente Selos & Sons, conta com participação de um coral de crianças do Clic! e convidados especiais.

Clic 

Em 2009, o músico Ricardo Trigueiro compôs e gravou a canção “Clic”, que retrata os momentos passados no Clic! por seu filho Caio.

Clic, lá no Clic é tão gostoso brincar
Quando dá um clic não consigo parar
E é só começar a brincadeira
Que as horas eu não vou mais contar...
Acordo de manhã, é bem cedinho
Tô descansado e o sol já vem chamar
É hora de fazer o meu lanchinho
É mais um dia pra aproveitar
Eu corro, pula, traço meu caminho
É bola, pique-pega, esconde e tal
A teia dos amigos é meu ninho
E faço o mundo desse quintal 



Pessoal do Clic! em 2009

Carolina Maciel Horta. Formada em psicologia pela Fumec. Apesar de sempre ter vivido em apartamento, ela brincou muito na infância. Seu prédio, grande, tinha muitas crianças da mesma idade, que se reuniam diariamente na garagem. Todos os anos, os moradores organizavam uma animada festa junina. Nas férias, ela passava quinze dias na casa de uma avó, que mora numa casa com enorme quintal, em Belo Horizonte, e mais quinze na casa da outra avó, que morava numa daquelas vilas antigas de São Paulo, com rua sem saída e cheia de crianças brincando. Com dois irmãos e só uma prima, no meio de muitos meninos, Carol aprendeu até a jogar futebol. Quando chegou ao Clic!, em 2003, e viu os educadores brincando com a meninada, puxou da memória e do coração todas as brincadeiras felizes da sua infância.

Luciana Santiago Baptista Freire. Chegou ao Clic! em outubro de 2006 e formou-se em psicologia pela Fumec em 2008. Morou até os dezesseis anos em Pouso Alegre (MG), numa rua sem saída de um bairro afastado do centro, lugar preferido para as brincadeiras das crianças das redondezas. Brincou muito de queimada, rouba bandeira, esconde-esconde e até futebol. Também pulava corda, elástico e andava de bicicleta. O faz-de-conta, sua brincadeira predileta com as crianças do Clic!, ela aprendeu brincando de casinha com as amigas, num barracão nos fundos da sua casa. Luci tem uma teoria: “Só é bom educador aquele que brincou muito e tem a infância guardada lá dentro”.

Marina Pongeluppi Martins. Foi estagiária do Clic! de maio de 2007 até o final daquele ano, quando se formou em psicologia e foi contratada como educadora. Mora no Barreiro, numa rua que décadas atrás foi uma chácara do seu avô e que tem o nome da sua avó. Hoje, depois de loteado, o terreno abriga as casas de quase toda sua grande família. Nos quintais enormes, Marina, seus irmãos e primos cresceram subindo em árvores e brincando de tudo que criança gosta de brincar. Até hoje, centenas de familiares e amigos se reúnem nas festas, especialmente a grande festa junina. O que mais a fascina no Clic! é ver as criações artísticas das crianças: “Descobri em mim um lado de arte-educação”, diz.

Viviane Amore Prates. Nasceu em Belo Horizonte. Sempre gostou de crianças, trabalhava com bufê infantil e estudava ciências biológicas, quando chegou ao Clic!, em outubro de 2004. Ela se lembra bem do primeiro dia que passou com as crianças da casa de baixo: “Tomei um tombo, fiquei toda machucada, toda suja, saí daqui com a roupa toda manchada de giz colorido e fui muito bem recebida pelas crianças. Foi bem legal”. Convivendo com as crianças do Clic!, ela definiu sua profissão e decidiu retomar o curso de psicologia, que havia abandonado. “Hoje tenho certeza absoluta de que é isso que eu quero”, diz.

Pablo Quaglia Rodrigues. Nasceu em Lavras, no Sul de Minas, e cresceu em São João del-Rei, numa casa que tinha horta e piscina, localizada numa rua de terra, onde brincava uma turma grande de crianças. Do lado tinha um campo de futebol. Ele nem se lembrava de ver televisão, preferia jogar bolinha de gude, brincar de pique-esconde ou pegar frutas nos quintais. Estuda educação artística com habilitação em artes plásticas na Guignard e já trabalhou com recreação infantil em clube, mas diz que no Clic! a relação com as crianças é outra: “É muito mais forte”.

Izabela Caroline Siqueira. Formou-se em psicologia pela Fumec em 2007. Passou grande parte da sua infância em Varginha (MG), onde morou numa casa que tinha horta e gatos, numa rua supertranquila, na qual as crianças brincavam. Tem ótimas lembranças da vila “igual à do Chaves” em que morou em São Paulo e das indefectíveis férias na grande casa da avó, em Curitibanos (SC), cidade onde nasceu. Ela trabalha no Clic! desde 2003 e fica emocionada quando pensa nas crianças que passaram pelo Maternal 1 nesses anos. Não sabe dizer o que acrescentou na formação delas, mas que foi de coração, foi.

Alexandra Diniz Lopes. Psicóloga clínica formada pela PUC em 2006, também atende a crianças no consultório. Seu primeiro estágio na faculdade foi no Clic!, em 2003. Em 2008 voltou como educadora do Maternal 3; em 2009 ficou com o Grupo2. A grande diferença que percebeu ao voltar foi o cuidado na relação profissional, que se manifesta na formação dos educadores. Nascida em Belo Horizonte e educada em escolas tradicionais, ela ficou impressionada ao conhecer o Clic! “Eu nem sabia que existia um lugar assim”, conta. 

Júlio Alberto Faria Izidoro. Nasceu em Belo Horizonte e formou-se em psicologia pela Fumec em 2008.  Não conhecia o Clic! até candidatar-se a estagiário, em novembro de 2007. Sua experiência anterior foi em apoio psicopedagógico a crianças deficientes e num projeto de sexualidade para adolescentes. No processo de seleção, passou dois dias com as crianças. Elas gostaram tanto dele que nos dias seguintes iam à direção perguntar quando ele voltaria. Foi um sinal de que tinha sido aprovado. Em 2008 e 2009 foi educador do Grupo 1. “A proposta do Clic! é muito rica e casou com a minha perspectiva acadêmica”, conta Júlio.

Mariana Carneiro Tibo. Nasceu em Belo Horizonte. Formada em psicologia pela Fumec, trabalhou em várias escolas e estava se desencantando com a educação, quando conheceu o Clic!, em 2007. Começou como arte-educadora de artes plásticas e no fim do ano tornou-se educadora do Grupo 1; em 2008 foi educadora do Grupo 2 e em 2009, do Grupo 1 novamente. Diz que encontrou todas as possibilidades de trabalho que não tinha oportunidade de executar. “Pena que poucas crianças têm o privilégio de vivenciar o Clic!”, comenta. “Imagina se as escolas públicas fossem assim.” 

Camila Carvalhal Alterthum. Nasceu em São Paulo (SP) e veio para Belo Horizonte em 1996. É licenciada em educação física pela UFMG e tem mestrado em educação pela mesma universidade. Conheceu o Clic! frequentando a festa junina. Ficou encantada com o resgate das tradições, com o lanche sendo compartilhado. “Senti uma harmonia grande entre as pessoas”, lembra. Quando Antônio, seu primeiro filho, nasceu, ela já sabia que o levaria para o Clic! E entrou junto com ele, no final de 2005, dando oficina da capoeira. Em 2007 passou a ser também oficineira de horta.

Juliana Fonseca. Nasceu em Santo André (SP) e viveu em Paraguaçu, pequena cidade do Sul de Minas, dos oito aos dezoito anos. Em 1992 veio para Belo Horizonte, onde se formou em educação artística pela Fuma. Fez cursos de massagem e de teatro. Trabalhou durante seis anos no Projeto Curumim, deu aulas de teatro e desde 1996 atua como atriz e diretora. Quando chegou ao Clic!, em 2006, encontrou exatamente o que pensava sobre educação infantil. “Nada aqui é artificial, nosso envolvimento é muito profundo”, diz July.

Lílian Mara de Souza Oliveira. Bacharel em artes plásticas pela Guignard, tem especialização em gestão cultural pela UNA. Nasceu em Belo Horizonte e foi bailarina clássica durante muitos anos. Conheceu o Clic! em 2002, quando procurava uma escola para sua filha Laís, então com um ano e meio. Nas férias de 2003 deu a primeira oficina de expressão e consciência corporal; em 2008 tornou-se arte-educadora de artes plásticas. “As crianças que passam pelo Clic! são mais cooperativas e superespontâneas”, comenta Lilly.

Aline Cristiane Simões da Silva. Psicóloga, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim (ES) e cresceu em Barroso (MG).

Tônia Mol. Formada em economia doméstica e educação infantil. Nasceu em Visconde do Rio Branco (MG) e cresceu em Ubá (MG).

Bárbara Romaneli Britto Conde. Estudante de psicologia. Nasceu em Belo Horizonte.

Camila Nunes Santos. Estudante de pedagogia e teologia. Nasceu em Belo Horizonte. 

Fernanda Carvalho Ferreira. Estudante de psicologia. Nasceu em Belo Horizonte.

Júlia Andrade Matos de Freitas. Estudante de psicologia. Nasceu em Belo Horizonte.

Rafaela Ladeira de Souza. Estudante de psicologia. Nasceu e cresceu em São Brás do Suaçuí (MG).

Taiana Rocha Fonseca. Estudante de belas artes. Nasceu em São José dos Campos (SP).

Marcos Rhossard. Arte-educador de música.

Luciana Maria Azevedo de Almeida. Orientadora das oficinas de filosofia.

João Pereira da Silva. Encarregado de serviços gerais.

Maria da Conceição Pereira Salomão Silva. Cozinheira.

Irailde Resende de Souza. Faxineira. 

Selmir dos Santos Souza. Faxineira.

Sônia Helena Soares. Auxiliar administrativa.

Aline Emmanuelle Dias Moreira. Recepcionista.

Ana Paulo Pereira das Neves. Recepcionista.

 
Pessoal do Clic! em 2011 

Aline Cristiane Simões da Silva. Educadora, Maternal 1.

Ludmila Rosana Duarte. Educadora, Maternal 1

Regina Flávia Gandra Nigri. Educadora, Maternal 1.

Marcela Von Bentzeen Pinto. Maternal 1.

Júlia Andrade Matos de Freitas. Maternal 2.

Andresa Cristina do Rosário. Maternal 2.

Maísa de Moura Siqueira. Educadora, Maternal 2.

Fernanda Carvalho Ferreira. Educadora, Maternal 3.

Fernanda Rossi Brandão. Educadora, Maternal 3.

Juliana Fonseca. Educadora, Maternal 3.

Júlia Bellavinha Maciel. Educadora, Grupo 1.

Paula Paim de Almeida Lana. Educadora Grupo 1.

Júlio Alberto Faria Izidoro. Educador, Grupo 1.

Viviane Amore Prates. Educadora, Grupo 2.

Sara Romanelli de Castro. Educadora, Grupo 2.

Marina Pongeluppi Martins. Coordenadora e Educadora, Grupo 2.

Isabel Martins Cangiani. Educadora, Grupo 2.

Patrícia Moretti Maximiano. Recepcionista.

Laura Helena Rocha Guimarães. Recepcionista.

Irailde Resende de Souza. Serviços gerais.

Francisca Ana Paula da Silva. Serviços gerais.

João Pereira da Silva. Portão e serviços gerais.

Maria da Conceição Pereira Salomão Silva. Cozinheira.

Maria Cléria Rodrigues Santos. Auxiliar de cozinha.

Sônia Helena Soares. Secretária.

 
Entrevistados

Adriana Di Mambro, em 16 de fevereiro, 2 de março, 16 de março e 31 de agosto de 2009 e 1 de junho de 2011.

Letícia Fonseca Fernandes, em 23 de março e 8 de junho de 2009, e 26 de maio de 2011.

Carolina Brasil Rehfeld Lopes, em 31 de maio de 2011.

Luciana Borges Nunes, em 30 de março e 18 de maio de 2009.

Claudia Maria de Morais Souza, em 30 de junho, 23 e 28 de agosto, 21 e 23 de setembro de 2009.

Viviane Amore Prates, em 15 de maio de 2009.

Pablo Quaglia Rodrigues, em 18 de maio de 2009.

Carolina Maciel Horta, em 25 de maio de 2009.

Luciana Santiago Baptista Freire, em 1º de junho de 2009.

Júlio Alberto Faria Izidoro, em 1º de junho de 2009.

Izabela Caroline Siqueira, em 8 de junho de 2009.

Alexandra Diniz Lopes, em 8 de junho de 2009.

Camila Carvalhal Alterthum, em 12 de junho de 2009.

Juliana Fonseca, em 12 de junho de 2009.

Lilian Mara de Souza Oliveira, em 8 de julho de 2009.

Marina Pongeluppi Martins, em 8 de julho de 2009.

Mariana Carneiro Tibo, em 16 de julho de 2009.

Tarsila Faria Queiroz, em 27 de agosto de 2009.

João Pereira da Silva, em 27 de agosto de 2009.

Maria da Conceição Pereira Salomão Silva, em 14 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário